loader

Blog

Vidros laminados: 5 vantagens de utilizá-los no seu projeto

Não é de hoje que os vidros laminados se tornaram uma opção das mais interessantes para os diversos tipos de ambientes existentes. Versáteis, coloridos e com aspecto estético moderno, eles podem ser vistos tanto nas construções comerciais quanto em espaços residenciais.

Porém, por quais razões os vidros laminados estão em alta? A lista de vantagens é extensa e você pode se beneficiar de algumas delas nos seus próximos projetos. Vamos conhecer um pouco mais sobre esse tema e compreender quais são os benefícios de adotar esse material em suas obras.

O que são vidros laminados?

Os vidros laminados são compostos por duas lâminas de vidro comum, intercaladas por uma película plástica de polivinil butiral (PVB), que serve para evitar que a peça se estilhace em caso de quebra. Assim, os fragmentos ficam presos à película, minimizando o risco de acidentes.

Essa alternativa versátil ganhou novas aplicações na indústria e na construção civil, sendo escolhida em projetos que busquem conforto térmico e acústico, além de maior resistência e segurança.

Quais são as principais vantagens de utilizar vidros laminados?

Incluir o vidro como elemento de destaque em uma construção se tornou sinônimo de modernidade e sofisticação. Por sua versatilidade, fácil manuseio e manutenção, esse material está cada vez mais requisitado. Optar pelo vidro laminado é a garantia de se cercar de diversas vantagens, entre as quais destacamos as seguintes:

1. Resistência a impactos

As duas lâminas de vidro intercaladas pela película de PVB, tornam a composição mais resistente a impactos do que o vidro comum. É possível melhorar ainda mais essa resistência ao utilizar películas extra rígidas.

2. Segurança comprovada quanto à quebra

Em caso de quebra, os fragmentos ficam presos ao interlayer (película plástica de polivinil butiral), evitando estilhaços e riscos de acidentes. Por essa capacidade de se conter, os vidros laminados são empregados em locais que necessitam fornecer segurança aos ocupantes, como guarda-corpos, vitrines, divisórias, coberturas e fachadas

3. Proteção contra raios UVA e UVB (conforto térmico)

Os vidros laminados também são capazes de reduzir a intensidade dos raios UVA e UVB que incidem sobre os ambientes. Além do bloqueio dos raios nocivos à saúde, também auxiliam a preservar os móveis do desbotamento.

Casa com paredes de vidro

4. Conforto acústico

Os vidros laminados são considerados ótimas escolhas também para quem está pensando na atenuação acústica de um ambiente. Em sua composição, o PVB auxilia na redução de ruídos, o que o torna uma opção interessante para grandes centros comerciais, residências e construções em áreas movimentadas. Para uma performance ainda mais eficaz, utiliza-se o PVB acústico, que reduz significativamente o ruído em comparação com soluções de envidraçamento padrão.

5. Flexibilidade de aplicação

Devido às suas diversas características, os vidros laminados podem ser aplicados em múltiplos ambientes. Seja como elemento estrutural ou na decoração de uma fachada ou varanda. Isso também se aplica a áreas externas ou internas. Com uma limpeza adequada, o produto se mantém íntegro às ações do tempo. Coberturas, divisórias, cozinhas, armários, clarabóias... A lista de possibilidades é praticamente infinita e tudo dependerá da criatividade do seu projeto.

Prédios arranha-céu

Você ainda tem dúvidas sobre qual é a melhor opção na hora de escolher um vidro laminado para o seu projeto? A equipe de especialistas da Blue Glass está à sua disposição para orientá-lo sobre quais são as melhores alternativas para cada ambiente. Consulte-nos!