loader

Blog

5 tipos de vidros que podem ser usados em fachadas

A utilização de vidros em fachadas transforma o visual de um empreendimento, trazendo destaque e visibilidade para a obra. Seja uma fachada de um grande edifício ou a simples decoração de um imóvel residencial, o fato é que essa solução vem ganhando mais adeptos pelos seus benefícios estéticos e funcionalidades.

A NBR 7199, que trata dos Vidros na Construção Civil, recomenda o uso de vidros laminados ou aramados em fachadas. Os vidros laminados possuem uma camada interna de PVB, que proporciona segurança e em caso de quebra retém os estilhaços. Já os vidros aramados contam com uma espécie de tela metálica em seu interior, característica que também impede que estilhaços se espalhem em casos de acidentes. 

Fachada com Vidros

Independentemente da sua escolha, é importante que você saiba que existem algumas outras variações do produto que podem ser consideradas em cada projeto. Listamos aqui 5 tipos de vidros diferenciados que podem ser usados em fachadas.

1. Vidros insulados

O processo de produção do vidro insulado consiste na união de duas lâminas de vidro (monolítico, temperado, laminado, refletivo, serigrafado, entre outros) separadas por um perfil metálico, formando uma câmara interna preenchida com gás.

O resultado desse conjunto reduz drasticamente a troca de calor entre os ambientes, possibilitando a economia com equipamentos reguladores de temperatura. Além disso, os vidros insulados complementam na atenuação do som, ótimo para regiões mais barulhentas.

2. Vidros de controle solar

Indicados para locais onde há grande incidência de raios solares, os vidros de controle solar, também conhecidos como vidros refletivos, proporcionam melhor conforto térmico. Dentre suas principais características destacam-se a redução da entrada de calor, sem comprometer a passagem de luz para o interior do ambiente.

Embora tenham um custo um pouco mais elevado em comparação aos vidros comuns, na prática trata-se de um investimento em médio e longo prazo, pois impactam em redução no consumo de energia elétrica e economia com equipamentos de refrigeração.

3. Vidros polarizados

Outra alternativa, porém ainda não muito conhecida, para uso em fachadas são os vidros polarizados, também chamados de smartglass. Sua principal vantagem é a alternativa de controle dos índices de transparência do vidro. Basta apenas um toque para alternar o nível de opacidade, dispensando até mesmo cortinas.

Para que isso seja possível, os vidros são feitos a partir da laminação de dois vidros com um filme de cristal líquido e polímeros dispersos. A reorganização das moléculas em uma direção específica é que determina a opacidade da placa.

4. Vidros de proteção estrutural

Algumas fachadas podem exigir maior segurança dependendo das características e peculiaridades do projeto. E para atender a essas exigências, o uso de películas de segurança extra rígidas na composição dos vidros de segurança laminado e no temperado laminado, tornam-se necessárias.

Esta película é utilizada no processo de laminação, intercalando duas lâminas de vidro, sejam elas de vidro comum ou temperado. Seu uso proporciona maior proteção contra roubo, acidentes, tempestades, raios UV e ruídos.

5. Vidros serigrafados

Também conhecido como vidro pintado, o vidro serigrafado é um produto que recebe desenhos ou cores em sua superfície com uma tinta especial, através de rolos ou telas. Esse processo de fixação das cores no vidro ocorre por meio de altas temperaturas, em fornos que atingem quase 700 graus Celsius, gerando um processo de pintura e têmpera simultaneamente.

Esta solução pode substituir outros materiais de revestimento, como ACM, brises, pedras, madeiras, porcelanato, entre outros.

.....

Você ainda tem dúvidas sobre qual é a melhor opção na hora de escolher vidros para fachadas? A equipe de especialistas da Blue Glass está à sua disposição para orientá-lo sobre quais são as melhores alternativas para cada ambiente. Consulte-nos!