loader

Blog

O que é Coeficiente de Sombra e como ele se aplica aos vidros?

Você sabia que o tipo de vidro escolhido pode ser determinante no que diz respeito à sensação de calor dentro de um ambiente? Todo e qualquer projeto no qual estejamos falando de vidros como elemento para conter a luz do sol, é fundamental verificar o chamado “coeficiente de sombra”.

Trata-se de um termo técnico que está presente na performance dos vidros, mas é preciso compreender o significado dos índices para escolher o material mais adequado para cada tipo de obra. Neste artigo, falaremos sobre o coeficiente de sombra e sua aplicabilidade.

O que é Coeficiente de Sombra?

O chamado “coeficiente de sombra” (CS) é uma unidade de medida que mostra a eficiência da capacidade de ganho de calor por radiação solar. Em outras palavras, é a quantidade de calor transmitida para dentro de uma edificação pelos vidros.

Dessa forma, o CS é empregado para analisar a quantidade de energia solar que determinado vidro recebe, ao ser comparado com um vidro incolor de 3 milímetros de espessura. O índice é obtido a partir da razão entre o Fator Solar (FS) deste vidro específico, e o Fator Solar do vidro incolor que é de 0,87.

Assim, quanto mais baixo for o coeficiente de sombra, menor será o ganho de calor. A referência é expressa em números entre 0 e 1.

Por que observar o coeficiente de sombra nos vidros é importante?

Os vidros são parte essencial de um projeto. Além de influenciarem na passagem da luz e deixarem o ambiente mais receptivo, eles também precisam impedir a claridade excessiva e o aumento de calor. Optar por vidros refletivos é a alternativa mais viável, uma vez que são recomendados para lugares com grande incidência de raios solares, como fachadas de edifícios, janelas, varandas, claraboias e coberturas.

A escolha de um vidro com coeficiente de sombra alto, por exemplo, pode resultar em um ambiente mais quente e abafado, obrigando os ocupantes a manterem as janelas abertas ou utilizarem o ar-condicionado com maior frequência. Em contrapartida, quando o coeficiente de sombra do vidro escolhido é baixo, o conforto térmico dentro da habitação é maior, reduzindo o uso de equipamentos eletrônicos para condicionamento da temperatura. Esse índice deve ser levado em consideração na fase de dimensionamento desses equipamentos, evitando gastos desnecessários.

Construções que buscam certificações de sustentabilidade precisam ficar atentas aos vidros escolhidos. Optar por um produto com CS mais baixo pode implicar em um edifício com menor consumo de energia e, consequentemente, com menor impacto sobre o meio ambiente.

Pode parecer ínfima a economia quando se pensa em um cômodo apenas, mas imagine centenas de janelas auxiliando a manter os ambientes em uma temperatura mais agradável. O resultado terá um impacto significativo no consumo de energia da construção como um todo. Em resumo: para quem projeta, além de ser uma escolha ecologicamente correta, é também um investimento de médio a longo prazo.

.....

Você ainda tem dúvidas sobre qual é a melhor opção na hora de escolher um vidro com coeficiente de sombra ideal para os seus projetos? A equipe de especialistas da Blue Glass está à sua disposição para orientá-lo sobre quais são as melhores alternativas para cada ambiente. Consulte-nos!